top of page
Uma Irremediável Escolha

 

Uma tradicional companhia mambembe acaba de tirar a sorte grande ao ser convidada para se apresentar ao Imperador. No entanto, para o azar de todos, nesse mesmo momento o ancião da trupe começa a apresentar sinais de caduquice – o que, segundo a crença mambembe, significa que ele estaria perto da morte.

 

Para piorar, pelo que diz a tradição, se a companhia não seguir até a cidade natal do velho caduco para fazer ali uma última apresentação com ele, uma enorme maldição cairá sobre todos.

 

Cria-se então um dilema: cumprir a tradição e ampa-rar o Velho Pompeu ou realizar o sonho de cair nas graças do Imperador? O que acontecerá, a fabula irá nos contar.

Baixar folder

Quatro atores se utilizam de oito diferentes máscaras trazidas de Bali, na Indonésia, e contam uma história criada nos moldes das comédias populares tradicionais, com uma estrutura dramatúrgica simples e encantadora, colocando em diálogo o teatro, a dança, a música e o circo.

 

Assim, o Grupo Desembargadores do Furgão cria um universo fantástico e surpreendente, através de um espetáculo feito para ser apresentado em locais abertos, possibilitando o encontro do público com temas importantes de forma lúdica e poética.

A Música
 

No espetáculo Uma Irremediável Escolha a música é um elemento essencialmente presente. Ela caracteriza cada personagem através de uma marcante pontuação rítmica, tanto nas falas quanto nos movimentos e cadências das cenas. Músicos e atores dialogam em uma relação profunda entre ação, movimento e som, reali-zando um encontro extremamente preciso, que confere aos atores uma estilização gestual pró-xima à dança e confere aos músicos, a parceria fundamental na condução do espetáculo.

Ficha Técnica
 

Direção: Tiche Vianna

 

Elenco: Amanda Schmitz, Ana Pessoa, Marcelo Moraes e Mariana Rhormens

 

Dramaturgia:  Tiche Vianna e Grupo Desembargadores do Furgão

 

Direção Musical: Henrique Cantalogo Couto e Theo de Blasis

 

Assessoria em Máscaras: Ésio Magalhães

 

Assessoria Musical: Marcelo Onofri

 

Cenografia: Falange Ateliê e Laura Françozo

 

Figurino: Laura Françozo

Tiche Vianna é atriz, diretora e pesquisadora de teatro, especializada na linguagem das máscaras e na Commedia Dell'Arte. Lecionou e coordenou a Escola Livre de Teatro de Santo André/SP e foi professora de improvisação, interpretação e máscaras no Departamento de Artes Cênicas da Univer-sidade Estadual de Campinas – UNICAMP, além de orientar e montar espetáculos junto à Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (EAD-USP).

 

Participa de Mesas Redondas, Palestras e Demonstrações Técnicas sobre Máscaras como instrumento de formação do ator e como linguagem cênica; sobre o Teatro Popular e de Rua; sobre o trabalho do Ator Criador e sobre a Dramaturgia da Cena, como modo de constituir uma dramaturgia que não parte do texto escrito, mas do trabalho de improvisação dos atores, conduzido pelo olhar da direção a partir de um tema.

 

É sócia fundadora do Barracão Teatro, espaço de investigação e criação teatral, ao lado de Esio Magalhães, onde pesquisam o ator como veículo da expressão teatral, tendo por base a linguagem de máscaras, a commedia dell’arte, o palhaço e o teatro popular. 

Âncora 1
Âncora 2
Âncora 3
Âncora 4
bottom of page