top of page

O Grupo Desembargadores do Furgão é um grupo teatral de pesquisa e experimentações com máscaras. Atualmente o trabalho segue na vereda de terras longínquas: foi lá em Bali que encontramos nossa inspiração.

 

Trabalhamos com as máscaras balinesas dos Bondrês (palhaços do teatro balinês),  e seguimos na saga de ampliar nossa compreensão sobre elas, seu contexto e mecanismos cênicos, visando uma transposição de suas potencialidades para a cena popular no Brasil. Para além disso nossas pesquisas se diversificaram por trabalhos autorais de confecção de máscaras próprias nas mãos de Ana Pessoa, e pelas máscaras do Mapiko (Moçambique) - pesquisa desenvolvida por Mariana Rhormens.

O Furgão foi fabricado em 2013 e está cheio de passageiros, contando com as ilustres presenças de quatro atores e dois músicos, todos formados pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Durante nossos quilômetros percorridos tivemos valorosos encontros com profissionais incríveis que nos ajudaram a prosseguir viagem com mais potência no motor: fica aqui nossa carinhosa businada a Tiche Vianna, Ésio Magalhães, Fernando Linares, Carmencita Palermo, Enrico Bonavera, que tanto contribuiram para a sedimentação e aprimoramento das técnicas com máscara, quanto para nossos processos de criação. 

Como resultado de tudo isso surgiram:

2014 - Uma Irremediável Escolha, com direção de Tiche Vianna.

2019 - A fabulosa tenda dos Charlatães, orientação Gabriel Bodstein

2020 - O ovo da Cuca, solo Ana Pessoa. 

bottom of page